As an anonymous user, you can only add new data. If you would like to also modify existing data, please create an account and indicate your languages on your user page.

Help:Annotation/pt

From OmegaWiki
Jump to: navigation, search

عربي | English | Deutsch | Français | Kölsch | Nederlands | Português | па-беларуску | +/-


Os suportes de software OmegaWiki que anotam registros arbitrais no banco de dados com outros dados. Isto permite que nós implementemos vário lexicological e características ontológicas. A interface de Anotação ainda toma alguns que se acostumam a, mas será melhorada logo. Atualmente os atributos de anotação seguintes são apoiados em OmegaWiki.org:

  • Orações de exemplo. Usam isto para ilustrar o uso próprio de uma expressão em uma oração.
  • Categorias gramaticais. Indicam se uma palavra é um substantivo, um verbo, um adjetivo, etc. As categorias gramaticais são diferentes em línguas diferentes.

Como anotar[edit]

Para começar a anotar, você primeiro tem de editar a página (DefinedMeaning ou expressão). Selecione a parte dos dados que você quer anotar, p. ex. uma expressão na lista de sinônimos e traduções. Clique "a Anotação" "conexão ao lado dele, e uma janela surjo deve abrir-se.

Isto surge listas os tipos disponíveis da anotação:

  • Propriedades de cadeia: os valores de texto gratuitos arbitrais que são "monolíngues".
  • Propriedades de texto: valores de texto gratuitos multilíngües.
  • Propriedades de URL: as conexões a endereços de web que contêm um recurso do tipo indicado.
  • Propriedades de opção: listas de opções. Usado para classe lexical.

Se você quiser acrescentar uma oração de exemplo, você deve escolher uma propriedade de Cadeia, desde que a língua é implicitamente dada pela expressão. Antes de que você possa acrescentar uma oração de exemplo, você tem de selecionar o atributo que você quer acrescentar da lista de dropdown, a saber, "oração de exemplo." Escreva a própria oração ao lado dele.

Se você quiser indicar 'a classe lexical de uma palavra, escolher propriedades de Opção, selecione a propriedade "de categoria gramatical", e logo a classe lexical que a expressão pertence a para este determinado uso.

Uma vez que você salva, a anotação será fornecida no banco de dados. Desde que podem haver muitas espécies diferentes da anotação, toda esta informação é caída na visão de OmegaWiki padrão. Se você quer examinar, por exemplo, a anotação de uma expressão, você terá de clicar "a Anotação" "conexão ao lado dele, como você fez editando-o.

Lógica de anotação[edit]

Como o software sabe que o atribui pode acrescentar onde? Para isto, apoiamos sócio de classe. O sócio de classe de um DefinedMeaning diretamente contém os atributos disponíveis. Uma classe é um DefinedMeaning que é a parte de uma coleção especialmente marcada. Quando um DefinedMeaning está em tal coleção de classe, uma lista "de atributos de Classe" pode ser-lhe acrescentada. Esses atributos podem ser restringidos a um determinado elemento dos dados, p. ex., os sinônimos e tradução, ou as definições. Quando você agora faz um DefinedMeaning um membro daquela classe, ele automaticamente herda esses atributos.

Algum recentemente criou DefinedMeaning é membro de certas classes de default que são definidas na configuração OmegaWiki. A classe de default do item léxico, por exemplo, contém "o atributo" de oração de exemplo, que é, por isso, disponível "para todo" o DefinedMeanings. No futuro, ficará possível "negar" explicitamente o sócio de classe, para que selecionasse DefinedMeanings pode ser modificado do default.